segunda-feira, 26 de novembro de 2018

o que eles irão dizer?

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã

Álvares de Azevedo


1.
o amigo
(se eu morresse amanhã)
com seus versos chorosos
tentará encher um livro de lamentos

o fracasso
– sócio fiel dos poetas –
o assolará, pondo fim a inspiração:

o  livro ficará meio cheio
ou meio vazio?

2.
os companheiros de bar
– um pouco menos que amigos –
(se eu morresse amanhã)
tentarão esvaziar uma garrafa
– do que há de mais forte –
mas a vida
– com as suas urgências –
ou a embriaguês
– com seus caprichos –
os levará antes à lona:

a garrafa ficará meio cheia
ou meio vazia?

3.
o pedreiro
que contraíra as suas dívidas
(se eu morresse amanhã)
não poderá contar com a grana
– a segunda parcela de três –
logo, outro telhado precisará de reparos
e ele seguirá sua sina

esse telhado, meio consertado
(se eu morresse amanhã)
será problema de um novo inquilino

4.
o gato
pouco ligará
(se eu morresse amanhã)
contando que outro dono
– outra mão, mais precisamente –
venha lhe reabastecer o pote de ração
(sempre meio vazio)

água não lhe importa:
beberá
– como de costume –
 na privada

5.
a amada
(se eu morresse amanhã)
depois do luto
há de se virar
– o tempo tudo remedia! –
 e preencherá de novo o coração
desde sempre
meio vazio




20/11/18


Nenhum comentário: